quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

DESCRIÇÃO DO TRAJE EM CONVITES DE FESTA

Os convites de festas e eventos vêm cada vez mais complexos quando o assunto é a descrição do traje. Gala, habillé, black tié, tenue de soirée, tênue de ville, social, social completo, passeio, passeio formal, passeio completo, passeio informal, esporte, esporte fino... O dress code é uma dica para cada perfil de festa, com a finalidade de que todos os convidados vistam-se de acordo e se sintam à vontade no evento. O problema maior está em desvendar o “enigma” e escolher a roupa mais adequada ao traje exigido.

Gala
Em uma festa em que o traje é de gala, a elegância e a sofisticação são essenciais. Os homens devem optar pela casaca, que consistem em paletó preto com cauda longa e bipartida, gravata borboleta e camisa de colarinho alto. O sapato, definitivamente preto. As mulheres, indubitavelmente, devem escolher um vestido longo; jamais conjuntos de blusa e saia ou calça. Nessas ocasiões, o salto é imprescindível, seja em sapatos ou sandálias. Para acompanhar, uma bolsa pequena, como as clutches, e jóias sem exagero.

Black Tie, Habillé, Rigor e Tenue de Soirée
A indicação para os homens é o smoking, com camisa rigor, gravata borboleta preta e sapato preto. As mulheres podem optar por vestidos longos ou curtos, levando em consideração, é claro, a idade e o tipo de corpo. Devem ser sempre sofisticados, com detalhes em transparências, pedrarias ou bordados. Nessas ocasiões é permitido esbanjar glamour, com decotes profundos e fendas. Sandálias e sapatos altos, combinados com meias bem finas, echarpes, jóias e semi-jóias e bolsas metalizadas são acessórios que ficam bem nesse tipo de evento.

Social e Passeio Completo, Passeio Formal e Social Completo
Esses trajes são geralmente exigidos em jantares, coquetéis e casamentos. Nessas ocasiões, homens devem estar elegantes, com terno completo e gravata. Eventos noturnos pedem cores escuras, durante o dia, os tons devem ser mais claros. As meias devem combinar com a cor do sapato ou da calça. Já as mulheres devem optar sempre pelos tecidos nobres, tailleurs, vestidos, decotes discretos, sandálias ou sapatos de salto alto e acessórios sofisticados, como pérolas e bolsas pequenas. A maquiagem e o cabelo, sempre impecáveis.

Passeio, Esporte Fino, Passeio Informal e Tenue de Ville
Todos os termos querem dizer a mesma coisa, e são bem comuns em almoços, vernissages e teatros. Os homens não precisam usar o terno completo; basta optar por blazeres, calças mais esportivas, camisa sem gravata e sapatos esportivos. As mulheres podem escolher entre um tailleur esportivo, vestidos leves, camisas e calças pantalonas. As bijuterias devem ser discretas e nada de maquiagem carregada.

Esporte
O traje esporte é o mais simples, muito comum em almoços, inaugurações, exposições e batizados. Em ocasiões como essas, é permitido ficar um pouco mais à vontade. Vestidos de alças, saias, calças, camisas, jeans e blusas podem ser as opções, e o salto alto não é obrigatório. Os homens podem combinar calças de sarja e camisa esporte ou camiseta pólo. É mais adequado evitar o tênis e preferir sapatos esportivos.

Para não cometer nenhum tipo de gafe, a melhor solução ainda é ligar para o anfitrião e tirar as dúvidas. E independente do tipo de traje e de evento, o bom senso ainda é o elemento fundamental.



(POR: MANUELA CASALI CORDEIRO)

Nenhum comentário: